10 agosto 2009

O Gosto do Lixo

   



Avisamos desde já: a Daydreaming não se responsabiliza por possíveis danos causados à audição de quem conferir os três álbuns que indicaremos neste post (é um piada, ok? ou não!). As bandas em questão: Maribel, The Vandelles e A Place To Bury Strangers. Em comum, a típica muralha shoegazer de ruidosas distorções de guitarra, influência óbvia de bandas surgidas no final da década de 80, como The Jesus and Mary Chain, My Bloody Valentine e Ride, além de doses de psicodelia à Spacemen 3 e até Velvet Underground.

O primeiro deles, da esquerda para a direita, é o recém-lançado "Aesthetics", disco de estréia da banda norueguesa Maribel (myspace.com/maribelband), co-produzido por Emil Nikolaisen, do excelente (e também norueguês) Serena-Maneesh (www.serena-maneesh.com). O primeiro single, "Taste The Trash", lançado antes mesmo do álbum, já dava o gosto (literalmente!) do que viria pela frente: melodias acessíveis e batidas dançantes, cobertos pela eventual nuvem de feedback.

Já o grupo The Vandelles (myspace.com/thevandelles) parece querer levar muito barulho às praias com sua ruidosa surf music, através de seu álbum entitulado "Del Black Aloha". Segundo os próprios, o som é uma espécie de combinação entre Link Wray and The Jesus and Mary Chain, The Ronettes e My Bloody Valentine, Buddy Holly e The Ramones (!). Canções como "Lovely Weather", "Going Down" e "Bomb the Surf" (haha), disponíveis em seu MySpace, provam que a banda não economiza no volume e na intensidade de suas execuções, tão radicais quanto as manobras mais ousadas do surf (heim?).

Por último, o segundo álbum de estúdio dos novaiorquinos do A Place to Bury Strangers (myspace.com/aplacetoburystrangers), cujo título, "Exploding Head", já parece soar como uma advertência, muito parecida com a minha do início do texto (rs). Para se ter uma idéia, o vocalista Oliver Ackermann afirmou que a idéia original no início da gravação "was to create the craziest, most fucked-up recording ever". Não sei se alcançaram este pretensioso objetivo, mas o que se ouve ao longo das 10 faixas que compõem o disco é o mais puro caos guitarrístico-garageiro, tão belo quanto sujo.

UPDATE 25/8
Ouça: "In Your Heart", primeiro single de "Exploding Head"
A Place to Bury Strangers - In Your Heart by MuteUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário