20 outubro 2009

Love is in the Air

   



Antes de mais nada, desculpem-me pelo título cretino, mas não resisti! Enfim, o assunto da vez é o novo álbum do duo francês Air, entitulado "Love 2", o quinto de sua carreira (não estou contanto a trilha do "Virgin Suicides" ou o "City Reading" pois os considero espécies de projetos paralelos).

"Love 2" não traz nenhuma grande surpresa no som da banda. Aliás, a única guinada considerável que deram foi justamente no segundo álbum, "10.000 Hz", não muito querido pelos fãs, até onde sei. Desde então, o Air parece incorporar aos poucos elementos em seu trabalho, sem mudanças radicais. Mas "Love 2" mostra que isso está longe de ser um problema.

O disco foi o primeiro gravado no estúdio particular do Air, chamado "Atlas" (nome sugestivo para explorações musicais, não?). Jean-Benoît Dunckel e Nicolas Godin finalmente puderam realizar este antigo sonho de ter seu próprio espaço para criação, longe das pressões de estúdios alugados. E lá trancaram-se, junto com o baterista Joey Waronker que os acompanha nas turnês, sem influências externas ... e sem produtor.

O resultado desta espécie de retorno ao passado (a criação a dois) é um disco que traz de volta uma pulsação ensolarada que andava distante de seu som, ainda mais após as meditações silenciosas de "Pocket Symphony", muito influenciadas por seu flerte com o Japão. A batida dá o tom de faixas vibrantes como "Be a Bee" e "Eat My Beat", que convivem harmonicamente com a delicadeza (habitual) de "Tropical Disease" e "Heaven´s Light", por exemplo.

As palavras, como sempre, não interessam muito aos franceses. A ordem é sentir, não entender. Ou será que alguém sente falta de algo a mais na faixa "Love", cuja única palavra mencionada é justamente ... love? Exceção à regra é o primeiro single, "Sing Sang Sung", originalmente escrita para Charlotte Gainsbourg na época da gravação do álbum "5:55", porém não aproveitada.

"Mais do mesmo" ou não, o trabalho do Air continuar a encantar, mérito em grande parte de seus arranjos extremamente meticulosos e sempre elegantes. E tal capricho acaba de ganhar nova forma hoje, com o anúncio da edição de luxo em vinil de "Love 2" (imagem abaixo).

PS.: O lançamento do álbum no Brasil será em novembro via EMI, e nós participaremos dele! Mais informações em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário