19 fevereiro 2010

O aparato do Apparatjik

   



Umas das gratas surpresas deste início de ano é o disco de estréia do chamado "supergrupo" Apparatjik, composto por Guy Berryman, baixista do Coldplay, Jonas Bjerre, vocalista do Mew, Magne Furuholmen, guitarrista/tecladista do A-ha, além do produtor Martin Terefe.

A banda originalmente se formou para a gravação da faixa "Ferreting", parte da compilação beneficente "Songs for Survival", idealizada por Bruce Parry, apresentador dos programas "Amazon" e "Tribe", ambos da BBC inglesa. Desde então, o grupo passou a divulgar músicas aos poucos, através de sua enigmática página no MySpace ( http://www.myspace.com/apparatjik ). Em 30 de novembro de 2009, lançaram oficialmente sua primeira faixa, "Electric Eye".

E apenas agora, em fevereiro deste ano, seu primeiro álbum oficial, "We Are Here", veio ao mundo. Suas 11 faixas trazem doses muito bem equilibradas de synth pop e atmosferas etéreas, comuns a bandas dream pop/shoegaze contemporâneas como o Blonde Redhead e M83.

Recentemente, para celebrar o lançamento do disco, fizeram uma apresentação dentro de uma estrutura em forma de cubo, alegando referências à Bauhaus, especialmente ao projeto "Light-Space-Modulator", de László Moholy-Nagy. Vale uma pena conferir o sítio oficial do grupo, cuja navegação nonsense lembra as antigas páginas do Radiohead (só um pouco mais "muderno"): http://apparatjik.com/

...

"Electric Eye":


"Antlers":


...

O show dentro do cubo, em Berlim.
Infelizmente, apenas vídeos de curta duração...







Nenhum comentário:

Postar um comentário