28 fevereiro 2009

Animal III: Ilusão "made in" Japão

   

Vista desta forma, provavelmente a capa do já citado Merriweather Post Pavilion do Animal Collective não deve gerar grande deslumbramento de quem a vê. Imagina então ela ainda menor, numa tela de IPod, por exemplo...

Acontece que esse grafismo é baseado em um dos inúmeros trabalhos de ilusão de ótica (também conhecido como Op Art) de Akiyoshi Kitaoka, Ph.D, professor de psicologia na Universidade Ritsumeikan em Kyoto, Japão.

Tal ilusão só é perceptível se a imagem for vista em tamanho maior (clique!)

Seu interesse e pesquisa sobre ilusões óticas começou em 1991, após completar sua graduação Ph.D pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Tsukuba, baseado numa concepção moderna da Psicologia da Gestalt

Akioshi Kitaoka possui uma página na internet com todas as imagens que já produziu, incluindo como destaque seu mais famoso trabalho, "Rotating Snakes", além do desenho usado pelo Animal Collective, evidentemente. Uma navegação pelo site (cujo design é bem "básico", digamos assim...) pode ser muito divertida e nauseante ao mesmo tempo. Por exemplo, que tal desejar "Feliz Dia dos Namorados 2009" e deixar sua(seu) namorada(o) tonta(o) simultaneamente? ; )

Curiosamente o efeito não funciona na versão impressa em CD (será que em vinil, talvez?). Achei um tanto irônico, já que nem os "fiéis" compradores de CDs originais, nem os que se restringem aos tocadores de MP3 podem desfrutar do poder ilusório da imagem.

Enfim...mistério...

Nenhum comentário:

Postar um comentário