26 fevereiro 2009

Animal

   

Lançado oficialmente em 20 de janeiro deste ano, ganhou elogios fervorosos da crítica, despertando curiosidade inclusive naqueles que, como eu, nunca foram grandes entusiastas da banda.

O disco em questão chama-se "Merriweather Post Pavilion", e a banda, Animal Collective. O título do álbum refere-se a um espaço para shows a céu aberto que frequentavam quando jovens. Segundo os próprios: "For most of the time we've been playing together...we've tried to make music that would be deserving of an amazing outdoor listening experience. As both a name and a place, Merriweather Post Pavilion represents this for us."

Realmente trata-se de um grande disco. E ainda tive a alegria de ganhá-lo de presente de aniversário (cujas fotos ilustram este post). É notável quando uma banda consegue alcançar um aparente equilíbrio ideal entre experimentalismo e acessibilidade pop, vide o caso de OK Computer, "an experimental blockbuster", como já foi chamado pela revista Uncut.

É evidente os traços da psicodelia "ensolarada" dos anos 60, principalmente nas melodias e harmonias vocais, só que numa espécie de versão atualizada para os anos 2000. Basta ouvir "Also Frightned", "Summertime Clothes" (minha favorita!) ou "Bluish", por exemplo. Não apenas a caprichadíssima produção, repleta de minúcias e detalhes, mas o repertório também é contundente e regular o suficiente para justificar o hype em torno do trabalho.

Não tive a oportunidade de vê-los no Festival Planeta Terra ( mas os ouvi enquanto estava na fila do lado de fora!). Disseram que a apresentação não foi boa e o som estava péssimo. Uma pena. Depois de Merriweather Post Pavilion, fiquei com uma baita curiosidade em saber como essas canções funcionam ao vivo.

O primeiro single retirado do álbum é faixa "My Girls", cujo vídeo ganhou tratamento de animação ao estilo de Waking Life:

Um comentário:

  1. Po vacilaram, logo no início do video ve-se claramente que copiaram a "boquinha" do boneco do Daydreaming!!

    ResponderExcluir