28 setembro 2009

A Noite dos Zumbis

   



Honestamnete, difícil imaginar atração melhor para uma primeira edição "solo" da Daydreaming do que o duo francês Zombie Zombie. Sim, nós sabíamos que se tratava de uma banda desconhecida. Sabíamos que seu trabalho era essencialmente experimental, de baixo apelo pop. Mas não imaginávamos que aquilo soaria tão interessante ao vivo. Tão...vivo.

No palco, a dupla passa longe de simplesmente executar à risca suas canções gravadas no álbum "A Land For Renegades" e nos EPs "Zombie Zombie" e "Dog Walker". Provando serem músicos de excelência, Etienne Jaumet e Cosmic Neman usam e abusam de uma espontaneidade tipicamente jazzística. Combinam passagens através de simples troca de olhares. Literalmente brincam com processamento de vozes, modificadas ao vivo por meio de sua aparelhagem totalmente analógica (e dá-lhe 60s, 70s e 80s). Não há computadores. Nada é pré-gravado.

Entre climas viajandões e batidas aceleradas que praticamente obrigavam os pés a acompanhá-las, a dupla conquistou a simpatia do público presente, que chegou a exigir que a banda retornasse ao palco para um bis, felizmente com sucesso!

Não faço a menor questão de ser imparcial, afirmo com segurança: foi uma das performances ao vivo mais entusiasmantes que vi nos últimos anos.

Para não ficarmos somente nas palavras, segue abaixo dois vídeos incríveis do show na Drinkeria, cortesia de Felipe Passarelli (cujo canal no YouTube contém diversos vídeos de shows no RJ, não deixem de conferir: http://www.youtube.com/user/cybertechno)

Zombie Zombie - "Psychic Harmonia"


Zombie Zombie - "No Brain No Heart" (o bis exigido pelo público!)


Para finalizar, gostaria de agradecer a todos que presenciaram e/ou apoiaram nossa iniciativa, indiscutivelmente corajosa (show no Rio já é difícil...de uma banda obscura então, nem se fala!). Obrigado ao Edinho por todo o suporte e pelo set sempre classudo. Nosso amigo Tito Figueiredo, um dos padrinhos da festa, infelizmente não pôde comparecer, mas também só temos a agradecê-lo por nos apoiar desde o início.

Obrigado especial à Aninha do Coquetel Molotov, sempre tão atenciosa!

Esperamos ainda ter muitas idéias sonhadoras como essa pela frente!

4 comentários:

  1. O show do Zombie Zombie foi incrível! Quem teve a oportunidade de assisti-los ao vivo pôde constatar a qualidade do som que essa dupla francesa faz! O ZZ provou que é possível fazer música eletrônica, e com roupagem atual, sem utilizar recursos/instrumentos digitais. No lugar de todos aqueles aparatos tecnológicos a que estamos acostumados a ver nos shows de música eletrônica, deparamo-nos com instrumentos inusitados como um piano de brinquedo,um theremin e aquele gravadorzinho de fita cassete que roubou a cena!

    ResponderExcluir
  2. Bem observado, Julie. Apesar dos instrumentos vintage, a sonoridade deles é bem atual!

    ResponderExcluir
  3. PUTA SHOW DUCARALIU!!!
    assino em baixo...um dos mais empolgantes dos ultimos tempos.
    os caras não economizam suor...
    mais é isso aí, rio de janeiro é foda...ê povinho bunda!
    valeu a oportunidade.
    e se a primeira festa foi assim não dá pra deixar por menos depois ein...
    show! valeu aí...

    ResponderExcluir