05 maio 2009

Crocodiles

   

Taí mais uma grata novidade! Acaba de ser lançado o brilhante "Summer of Hate", álbum de estreia da banda americana Crocodiles.

A segunda faixa, "I Wanna Kill" faz crer que estamos diante de mais uma das muitas derivações do The Jesus and Mary Chain (vide Crystal Stilts e Manhattan Love Suicides), já que estrutura e elementos próprios das canções dos escoceses são fartamente emulados (embora com competência).

A primeira impressão é errônea, contudo. O leque é muito mais amplo. A música seguinte, "Soft Skull (in My Room)", surpreende ao transitar pela trilha do post-punk em sua vertente mais dançante."Here Comes the Sky", por sua vez, realiza nova ruptura. Nela, como o título já deixa suspeitar, ficamos diante de uma sonoridade lenta, etérea, "borrada" e "tremida", que se alinha à psicodelia mais tradicional. Na mesma linha, conduzida por um vocal cheio de ecos e tendo como pano de fundo uma camada eletrônica capaz de levar ao transe, surge "Sleeping With the Lord".

O incansável jogo de surpresas continua com "Flash Light", que tendo similitude com QOTSA e BRMC, descamba no final para uma espetacular apoteose de cacofonia. A faixa-título, que no geral soa como Spacemen 3, apresenta aquela batida própria do Suicide, mas nada tem do minimalismo deste, apresentando um fecho grandiloquente. Há ainda espaço para a eletrônica e cheia de ruídos "Refuse Angels", que me pareceu excelente para a pista de dança. "Young Drugs" surge como a síntese do álbum, o amálgama de todas as tendências pelas quais a banda viaja.
--------------------------
Veja o clipe do single "Neon Jesus", lançado em 2008 e não incluído em "Summer of Hate".



Refuse Angels. Participação especial do Velvet Underground.

Nenhum comentário:

Postar um comentário