03 maio 2009

Empire é a Maior Diversão

   

Uma das sensações desse primeiro semestre de 2009 atende pelo nome Empire of The Sun. O duo já conquistou por aqui certo terreno em espaços mais antenados da grande mídia escrita e até em algumas pistas de dança e FMs. Já na Austrália, país do qual são egressos e que atualmente integra o meu imaginário G-5 musical (ou seria 6,7,8...?), ao lado de outros emergentes como França e Suécia, o sucesso é avassalador (abiscoitaram um disco de platina).

De fato, a cena pop australiana, capitaneada pelo pessoal do Cut Copy, responsável pelo pelo já antológico "In Ghost Colours", e da qual também fazem parte, entre outros menos cotados, The Presets e Van She, este mais "roqueiro", é hoje uma das mais efervescentes. Surpreendentemente, os padrões sonoros desta auspiciosa escalada são mais voltados para o que pode ser reconhecido como uma espécie de pop(synth-electro)dance, algo distante, portanto, da tradição aussie, mais calcada na visceralidade de artistas como AC/DC e Midnight Oil.

Quando se fala em Empire of The Sun, uma menção obrigatória é ao visual estudadamente kitsch da dupla. As figuras, com seu ar galhofeiro e paródico, parecem um cruzamento dos ícones glam com bandas new wave dos anos 1980 e personagens de filmes B de ficção científica. O que soa ridículo, ao mesmo tempo é uma promessa de divertimento, a qual se confirma durante a audição de "Walking on a Dream". O disco arma uma eficiente emboscada para fisgar o ouvinte logo no início, com o homônimo electro-smooth hit(!) e com a cativante "We are the People". A partir daí um tiroteio de referências continua atingindo as demais faixas. Há canções mais contemplativas ("Country" lembra Radio Dept. e a pegajosa "Without You" remete a new romantics como Spandau Ballet e ABC), enquanto outras mais sacolejantes como "Swordfish Hotkiss Night" (que deveria pagar tributo ao Hot Chip), ou fincadas num jeito Human League synth-pop de ser, equilibram a balança. Nada espetacular, mas pensado e executado com esmero.

E tem espaço para viagem nessa miscelânea toda? Sem dúvida. O enunciado expresso no título do álbum é cumprido num itinerário fácil, solar, descomplicado, não muito denso e acima de tudo divertido como as boas fantasias cinematográficas.

5 comentários:

  1. Corrigindo apenas Fabiano, o cd do Empire Of The Sun é do final de 2008

    ResponderExcluir
  2. Não disse que o disco foi lançado em 2009. Afirmei, sim, que o grupo é uma das sensações do primeiro semestre de 2009.

    ResponderExcluir
  3. vedade, agora que estão ficando mais conhecidos.

    ambos estão certos de qualquer forma!

    ResponderExcluir
  4. Eu interpretei errado... Foi mal

    ResponderExcluir
  5. ESSE vizo ai e total DUNA. mais na cara ainda no cartaz/capa!

    ResponderExcluir