13 março 2009

LED Radio-green-head

   


Dando sequência ao "assunto da semana" (os meios de comunicação adoram fazer "especiais" de bandas prestes se apresentar por aqui, porque nosso blog não pode também ? rs), o detalhe do palco da turnê atual do Radiohead que usei na imagem do post anterior acabou servindo de motivação para escrever este.

No início de 2007, a banda encomendou à empresa Best Foot Foward, de Oxford/UK, um estudo sobre as emissões de carbono de sua turnê pelos EUA, a fim de saber como poderiam minimizá-las. E o que mais chamou a atenção nos resultados (que, inclusive, podem ser baixados aqui) é que o deslocamento dos fãs até os shows estava entre os grandes responsáveis por impactos ambientais.

Já que "ficar em casa" e não excursionar estava fora de cogitação, afinal, há um senso de responsabilidade por parte deles sobre o pessoal empregado e todo o business envolvido, além da simples constatação de que as pessoas continuariam indo a shows de qualquer forma, a banda passou então a privilegiar locais onde houvesse acesso facilitado via transporte público, encorajando as pessoas a fazerem uso dele (lembrem-se: estamos falando de países organizados...).

Claro, jogar todo o peso da responsabilidade para o público não seria uma solução nada justa, nem suficiente. Estudar e avaliar a melhor forma de usufuir do sistema rodoviário (principalmente o europeu e norte-americano, por onde passam mais) e transportar equipamento somente de navio (já que os aviões causam um porcentagem muito maior de danos) foram algumas das medidas adotadas a partir de então.

Outra medida, inédita no meio musical, foi criar um sistema de iluminação de palco somente à base de LED (Light Emitting Diode). Para facilitar o entedimento, transcreverei alguns trechos do artigo retirado do site HowStuffWorks:

----------------------------------------------------------------------------------

"Basicamente, os LEDs são lâmpadas pequenas que se ajustam facilmente em um circuito elétrico. Mas diferentes de lâmpadas incandescentes comuns eles não têm filamentos que se queimam e não ficam muito quentes. Além disso eles são iluminados somente pelo movimento de elétrons em um material semicondutor, e duram tanto quanto um transistor padrão.
...
Os LEDs têm muitas vantagens sobre lâmpadas incandescentes convencionais. Nestas, o processo de produção de luz envolve a geração de muito calor (o filamento deve ser aquecido). Isso é energia totalmente desperdiçada. A menos que você use lâmpadas como aquecedor, porque uma enorme porção de eletricidade disponível não está indo para a produção de luz visível. LEDs geram pouco calor. Uma porcentagem muito mais alta de energia elétrica está indo diretamente para a geração de luz, o que diminui a demanda de eletricidade consideravelmente."

Tom Harris. "HowStuffWorks - Como funcionam os LEDs". Grifo meu. Publicado em 31 de janeiro de 2002 (atualizado em 08 de maio de 2008) http://eletronicos.hsw.uol.com.br/led2.htm (14 de março de 2009)

----------------------------------------------------------------------------------

LEDs já eram usados em shows, mas ainda de forma tímida. Criar um sistema que fizesse uso exclusivo dessa tecnologia tornou-se um desafio, enfrentado (e proposto) basicamente por Andi Watson, responsável pela iluminação da banda desde seus primórdios. A produção utilizou-se de mateirais de diversos fornecedores, destacando-se os canhões de luz desenvolvidos especialmente para a turnê pela empresa I-Pix e os tubos luminosos que "caem do céu" fornecidos pela Element Labs.

LEDs já têm se tornado realidade nos EUA, por exemplo, e certamente ainda ouviremos falar muito deste assunto. Mas, por enquanto, ficaremos com a expectativa do deslumbramento visual provocado pelas luzes frias (funcionando em pleno calor carioca!) do palco do Radiohead.

...

P.S.: Vale dar uma conferida nos textos sobre o assunto de Richard Young, gerente de produção da turnê, no próprio site da banda.

P.S.(2): Eu ando com mania de "P.S." ou é impressão minha? ; )

P.S.(3): Daydreaming daqui a uma semana!

4 comentários:

  1. Fiquei ainda mais curiosa para assistir ao show !

    Falta menos de 1 semana para o show e a daydreaming ...

    O próximo fim de semana promete .

    ResponderExcluir
  2. Nem adianta luz fria. A banda vai derreter no Rio de qualquer maneira, nem que seja com o calor do público... rs

    ResponderExcluir
  3. Po em SP tocaram Exit Music, vacilation!

    ^^ é a única reclamação que tenho para postar :)

    ResponderExcluir