31 março 2009

No One Does It Like You

   














Havia citado no post sobre alguns achados de 2009 que estava conferindo o novo álbum do Grizzly Bear, "Veckatimest", que vazou na internet com um antecedência incomum mesmo para os dias atuais (o disco só será lançado em maio!). Hora de dar continuidade ao assunto.

Daniel Rossen, líder e compositor do grupo, anda mesmo inspirado. Ano passado já havia cometido uma preciosidade chamada "In Ear Park", segundo álbum realizado sob a alcunha de Department of Eagles, sua parceria com o ex-colega de quarto na faculdade, Fred Nicolaus. Acredito que apesar de algumas críticas elogiosas, o trabalho não tenha recebido a atenção merecida na mídia.

Já "Veckatimest" tem tudo para ser aclamado como um dos grandes álbuns de 2009 (que seja feita a justiça!). Uma combinação impecável de inspiradas composições, arranjos sofisticados, extremamente melódicos e sem excessos (justamente o problema de Yellow House, o álbum antecessor). As canções alternam-se harmonicamente entre climas intimistas e expansionistas, quase sempre remetendo à noção de "distância", seja ela temporal, geográfica ou sentimental (saudade?).

Não é de se estranhar, já que "In Ear Park" é um trabalho dedicado às memórias de Rossen com seu falecido pai (Ear Park era um local que ambos costumavam a frequentar em Los Angeles). Aliás, nem consigo ver muita diferença entre os álbuns, parecem sequenciais, produtos de uma mesma banda (ou, no caso, de um mesmo compositor). Ambos possuem um forte sabor pop sessentista, elementos do barroco, um cuidado cirúrgico com a sonoridade e um "DNA" levemente ensolarado, possivelmente herdado de Van Dyke Parks, Brian Wilson e congêneres.

Na dúvida, entre "Veckatimest" e "In Ear Park"... fique com os dois ; )

Como amostra, vale muito conferir o balé fantasmagórico de guerra que é o vídeo da bela "No One Does It Like You", do Department of Eagles:

Nenhum comentário:

Postar um comentário