06 abril 2009

Às 25 horas

   












Sob o pseudônimo de The Dukes of Stratosphear, membros da banda inglesa XTC lançaram o EP "25 O´Clock", uma suposta homenagem ao rock psicodélico dos anos 60, justamente no dia 1º de Abril (o popular "Dia da Mentira") de 1985. E na época, muitos acreditaram que se tratavam de preciosas gravações redescobertas, provavelmente encontradas em um obscuro arquivo empoeirado de algum selo ou gravadora. Pudera, o processo de gravação das canções utilizou-se somente de 4 canais, overdubs, e outros métodos para reproduzir fielmente a sonoridade de bandas como Pink Floyd (era Syd Barret) e Cream. Inclusive, a capa de "25 O´Clock" (acima, à esquerda), desenhada pelo próprio Andy Partridge do XTC, remete à de álbuns como "Disraeli Gears". Porém, as similaridades não se restringem ao quesito aparência. Composições como "Bike Ride to the Moon", "25 O´Clock" e "My Love Explodes" não deixam nada a desejar perante canções da época de ouro da psicodelia.

Outo fato curioso foram os nomes adotados para assinar o trabalho:

Sir John Johns
- singing, guitar, brain buds
The Red Curtain
- electric bass, song stuff
Lord Cornelius Plum
- mellotron, piano, organ, fuzz-tone guitar
E.I.E.I. Owen
- drum set

(Traduzindo: Sir John Johns = Andy Partridge, The Red Curtain = Colin Moulding,
Lord Cornelius Plum
= Dave Gregory e E.I.E.I. Owen = Ian Gregory, irmão de Dave,
o único que não era membro do XTC)

Em 1987 lançaram finalmente o primeiro álbum (logo após "Skylarking", um dos álbuns mais aclamados do XTC, que inclusive fazia menções ao Dukes of Stratosphear nos créditos), chamado "Psonic Psunspot", mantendo as mesmas características e o mesmo nível de qualidade de "25 O´Clock". Primeiro e último, aliás. Após "Psonic Psunspot", surgiu somente uma compilação que reunia ambos os trabalhos, cujo título é "Chips From the Chocolate Fireball".

Eis que agora em 2009, "25 O´Clock" e "Psonic Psunspot" estão sendo relançados em CD, em edições luxuosas e repletas de faixas bônus. Segundo o próprio Partridge, "Os Dukes foram a banda da qual sempre quisemos fazer parte quando estávamos no colégio". E é justamente esse clima de despretensão que faz do trabalho dos Dukes of Stratosphear tão especial. Muitos dizem que se iguala, e em alguns casos até supera os discos da "banda original", o XTC. Eu concordo.

O Pitchfork já fez uma resenha destes relançamentos e certamente vale uma conferida. Segue abaixo um vídeo promocional de "You're a Good Man Albert Brown", faixa do álbum "Psonic Psunspot":

7 comentários:

  1. Pô se tu pegar um monte de elementos gráficos antigos e mesclar, dá para fazer uma ilustração bem maneira também... Que não deixa de ser mais ou menos o que foi feito na capa a esquerda ali :)

    Começando por pin-ups, anjos medievais e halterofilistas da década da 40, dá para viajar bem já..........

    ResponderExcluir
  2. pois é, essas duas capas aí são ótimas referências!

    ResponderExcluir
  3. preciosas referências, leonardo! o que seria de nós sem elas?

    ResponderExcluir
  4. Amandinha pegou o bonde andando heim! Nem sabe do que estou falando! ; )

    ResponderExcluir
  5. conheço pouco o xtc...

    vou correr atrás de algumas dicas que vi aqui.

    vida longa ao daydreaming!

    abs

    ResponderExcluir
  6. Valeu Tarcísio! Seu blog é muito bacana tb, como já disse. Ainda pretendo abrir aqui uma lista de links para outras blogs, aliás...

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. mas é claro que entendi! seu post é uma coleção de referências bacanas sobre bandas que pouca gente conhece. o queseria de nós sem essas refer ências?

    ResponderExcluir