10 abril 2009

Vagas lembranças

   














I walked outside

I could not cry

I don´t know
I don´t know why


Estes quatro versos formam a totalidade da letra da canção "Recent Bedroom", a segunda do álbum "Let the Blind Lead Those Who Can See But Cannot Feel" (ufa!) do Atlas Sound, projeto solo do vocalista da banda americana Deerhunter, Bradford Cox, lançado em fevereiro de 2008.

Somente quatro versos. E esta característica se revela uma constante durante os 50 minutos e 14 segundos de duração do disco. Acompanhadas por ruídos, ecos, loops, influências de My Bloody Valentine e música ambient, as canções revelam fragmentos da memória do autor, que parece ter transformado o trabalho numa espécie de terapia da regressão em formato musical(!).

Os versos destacados no topo do post remetem ao falecimento em casa de sua tia. Toda a família estava presente e houve uma natural comoção conjunta, que, curiosamente, parece não tê-lo afetado. Daí o próprio questionamento da letra: eu andei até lá fora/eu não conseguia chorar/eu não sei/eu não sei porque.

Isolamento hospitalar ("Quarantined"), dificuldade em fazer amigos ("On Guard") e abuso sexual ("Bite Marks") são alguns dos outros temas incômodos "relembrados" por Bradford. "Eu queria que este disco fosse daqueles repletos de fantasmas", revela o próprio em uma entrevista ao Pitchfork.

Mas "Let The Blind..." não assusta. Pelo contrário, parece ter um efeito terapêutico, reconfortante para quem o ouve. Impossível não se encantar com o som das palavras misturando-se com o "fundo" em "Winter Vacation", por exemplo. Por mais obscuros que sejam os assuntos abordados, o acabamento musical dado às canções trata de revertê-los, ao ponto de se tornarem até...quem diria...belos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário