16 abril 2009

Daydream e Suas Nuances

   

Em 1970, o germânico Gunter Kallmann Choir, gravava "Daydream", uma canção grandiloquente, que apesar de apresentar uma proposta melódica inicial atraente, inclusive com linhas de baixo ainda hoje modernas, acabava descambando com seu arranjo equivocado, à la Ray Conniff, para o campo do pegajoso, compreendendo-se neste termo uma evocação despropositada ao "Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky, e "ná-ná-nás" edulcorados. Tratava-se, na verdade, da regravação de uma música lançada em 1968, de autoria do grupo belga Wallace Collection, e fato é que a versão acabou ganhando posição de destaque em algumas paradas de sucessos de países europeus.

Corte radical para 2001. Os escoceses da ótima The Beta Band lançam "Hot Shots II". Quase que simultaneamente, o I Monster, de Sheffield, coloca no mercado o álbum "Neveroddoreven". Em comum, o acaso de ambas as obras conterem samples daquela velha "Daydream", de trinta anos atrás, em uma de suas faixas. Enquanto a Beta Band atacava com "Squares", o I Monster "respondia" com "Daydream in Blue", versão esta que contém igualmente elementos de "Glory Box", do Portishead, a qual, por seu turno, está calcada em "Ike´s Rapper II", de Isaac Hayes, situações estas que comprovam as similitudes melódicas e harmônicas entre tais músicas inspiradoras. Comercialmente, contudo, o I Monster obteve mais êxito, já que sua versão galgou as charts do Reino Unido, causando um recuo estratégico na Beta Band, que acabou mudando os seus planos ao lançar um outro single em substituição ao originalmente pensado (justamente a mencionada "Squares").

Sob o ponto de vista artístico, quem saiu ganhando foi a canção original, que bem burilada pelas duas bandas e despida dos excessos "kitsch", foi reaproveitada em sua espinha dorsal, ou seja, no que tinha de melhor, aí incluído seu ar aéreo/etéreo, e lançada com uma roupagem trip-hop.

A escolha da melhor versão fica ao gosto do freguês, valendo lembrar que a história de "Daydream" é ainda mais longa e não termina por aqui, já que outros artistas, tais como o rapper Lupe Fiasco (acompanhado de Jill Scott), também foram presas de seu encanto.
----------------
A primeira versão
Daydream, I fell asleep amid the flowers/ For a couple of hours on a beautiful day



I Monster. Destaque para os vocais reprocessados.


The Beta Band. Uma proposta mais purista, mas não menos viajante.

5 comentários:

  1. Muita bacana! Eu mesmo não conhecia a saga da canção "Daydream" :)

    ResponderExcluir
  2. Alías, ainda tenho dúvidas sobre minha versão favorita...

    ResponderExcluir
  3. Eu também (entre as dua últimas)

    ResponderExcluir
  4. Daydreaming virou leitura obrigatória para mim .

    ResponderExcluir
  5. ok, agora vocês me convenceram a assinar o feed. parabéns!

    ResponderExcluir