29 junho 2009

Não Vá Embora!

   

"Gallowbird´s Bark", o excelente álbum de estréia dos irmãos Matthew e Eleanor Friedberger, conhecidos como The Fiery Furnaces, data de 2003. Desde então, estes prolíficos e inventivos músicos colecionam 9 discos lançados(!), já considerando seu mais novo lançamento, "I´m Going Away" previsto para 21 de julho.

Seu trabalho caracteriza-se, geralmente, por canções de forte senso melódico, quase sempre carregadas pela admirável habilidade de Matthew no piano (e quem também toca guitarra, baixo, escreve as letras, arranjos...). Inspiradas pelo experimentalismo típico da psicodelia dos anos 60, desafiam e confundem o ouvinte com estruturas extremamente atípicas, compostas de inúmeras mudanças de andamento e letras rebuscadas que contam histórias fantasiosas.

Em "Blueberry Boat", seu segundo álbum (o único lançado no Brasil), a banda já mostra que não veio ao mundo para facilitar a vida de ninguém. A faixa inicial, de 10 minutos de duração (o disco tem 76 minutos!), abusa de manipulações eletrônicas e transforma-se diversas vezes ao longo de sua duração. Porém, o grande charme e trunfo da dupla é o carisma que conseguem imprimir em suas músicas, tornando prazeroso o que tinha tudo para ser maçante. Como não gostar de "My Dog Was Lost But Now He´s Found" ou "Chris Michaels", por exemplo?

E é com esse prazer que, desde 2003, acompanho e anseio por seus lançamentos (praticamente 1 por ano!), sempre gratificantes para um entusiasta da criatividade e imaginação ilimitadas como eu. Desculpem-me pela comparação, talvez inoportuna: mas lembro-me do Dapieve ter escrito uma vez em sua coluna n`O Globo que o mundo perderia muito quando Woody Allen nos deixasse, pois era sempre um prazer assistir a seus filmes, mesmo irregulares, talvez fruto de sua espontaneidade e espaços curtos de tempo entre suas produções. Sinto algo próximo, guardadas as devidas proporções, pelos Fiery Furnaces (embora, espero, estejam bem longe de "nos deixar").

Por isso, insisto na negação do título de seu novo (e ótimo) álbum: NÃO VÁ EMBORA!

...

Um breve histórico da discografia dos Fiery Furnaces:

Gallowbird´s Bark (2003)
O cartão de visitas do grupo, uma abordagem atualizada do rock psicodélico sessentista.
Blueberry Boat (2004)
Seu mais complexo, longo e desafiador disco, o único lançado no Brasil.
Rehearsing My Choir (2005)
"Estrelado" pela avó de Matt e Eleanor, Olga Sarantos, de 83 anos!
EP (2005)
Supostamente um disco de sobras de estúdio. Acontece que canções são ótimas e a duração é de um LP!
Bitter Tea (2006)
Aqui, as intervenções eletrônicas comandam a brincadeira.
Winter Women / Holy Ghost Language (2006)
Álbum solo de Matthew, duplo ainda por cima!
Widow City (2007)
Provavelmente o mais barulhento e caótico de sua discografia.
Remember (2008)
Álbum duplo de registros ao vivo diversos.
I´m Going Away (2009)
Seu disco mais linear e acessível até então, onze canções adoráveis e irrepreensíveis.

...

"Duplexes of the Dead" e "Navy Nurse", faixas do álbum "Widow City", podem dar uma boa noção da sonoridade única dos Fiery Furnaces. Watch it, don´t go away!




2 comentários:

  1. Eu amo Fiery Furnaces... uma banda pouco conhecida mas com cds maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. banda pouco conhecida e RECONHECIDA, infelizmente!

    ResponderExcluir