13 junho 2009

A Trilha Sonora do Inverno

   

Faz frio aqui no Rio neste momento. Um frio até incomum para a cidade, sempre tão quente. E parece ser apropriado que a trilha sonora para esta sensação térmica seja o primeiro álbum da banda (um casal, na verdade) Screen Vinyl Image, chamado "Interceptors", lançado este ano.

O disco foi gravado em seu próprio apartamento, misturando guitarras, texturas criadas através de antigos sintetizadores analógicos, samplers e drum machines . Além da evidente influência da sonoridade shoegaze (típica do antigo grupo do qual ambos faziam parte, o Alcian Blue) sobre o trabalho, a banda informou à Daydreaming que até grupos antigos de hip-hop como Public Enemy, Erik B and Rakim e Run DMC serviram de inspiração.

A abertura instrumental impõe as primeiras impressões sobre o trabalho, que mostrarão-se presentes ao longo de toda a audição: transe, tensão, obscuridade. Como sugere o título de uma das faixas ("Lost In Repeat"), a banda parece querer fazer com que seus ouvintes se percam perante a nuvem de guitarras, distorções, beats, e vocais distantes que permeiam "Interceptors".

Com o tempo, torna-se até fácil perceber e estabelecer relações entre as demais referências citadas pelo grupo à Daydreaming: The Stooges, Suicide, Silver Apples, Loop, Giorgio Moroder, Patrick Cowley, Kraftwerk...rock e eletrônica com tons oitentistas, condensados em sua forma mais crua e sombria. Mas se engana quem acha que é só do meio musical que idéias podem surgir. Como a palavra, o vocalista Jake Reid:

"Uma de nossas grandes influências fora da música é o cinema. Nós inclusive trabalhamos e gravamos nossas músicas enquanto deixamos filmes passando. Alguns de nossos diretores favoritos são Dario Argento, Jean-Luc Goddard, David Cronenberg, Jean Cocteau, Mario Bava e John Carpenter".

Portanto, reafirmando o que disse anteriormente, nada mais apropriado do que tratar o Screen Vinyl Image como trilha para esses dias em que nem você, nem o sol, querem sair de casa. A música da dupla, assim como a estação, também pode ser aconchegante. E como estamos falando de som e imagem, sinto-me na obrigação de finalizar o post com o vídeo da canção "Fever", quarta faixa de "Interceptors".

Agora me dá licença que voltarei aos cobertores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário